
COMPOSITORES




A profissão de compositor, não me perguntem porquê, parece-me que é aquela que mais valoriza um animal de estimação. Desde os meus companheiros gatos, aqueles barulhentos dos cães, não esquencendo porcos e afins, são incontáveis aqueles que tiveram os animais como os seus melhores amigos e as inúmeras obras que lhes dedicaram!
E isto fez-me lembrar Afonso Lopes Vieira e o seu livro "Animais Nossos Amigos", na sua sinopse já nos retrata uma imagem bastante pitoresca: "Sabeis, meninas e meninos, que as pessoas nem sempre são nossas amigas...? Claro que depois se arrependem e voltam ao círculo da nossa amizade. E ainda bem! Mas coisa é, ficai já sabendo, que demora um certo tempo. Os animais, se bem os tratarmos, já não são assim: são verdadeiramente nossos amigos. Zangam-se um minuto, e não dias, meses ou anos. Pois nunca viram, meninas e meninos, como um cão se alegra de vos ver, e corre à vossa volta como quem dança de alegria, e vos toca os ombros com as patas como quem um abraço vos quer dar...? E o gato...? Ah, o gato! Como ele se enrosca no vosso colo, e toca as vossas pernas com a cabecita, e faz «rom...rom» como se dissesse, em música, os vossos nomes...?"
E é com nomes e a organização destes por um abecedário das suas pátrias que podemos encontrar os inúmeros compositores que contribuiram em diferentes períodos da história da música para esta arte.
